sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Postes de electricidade atractivos

O Royal Institute of British Architects lançou um concurso com patrocínio estatal para redesenhar o clássico poste de electricidade, uma forma que não tem sofrido grandes evoluções. Existem várias propostas sendo a minha favorita a da foto anexa que faz lembrar a vela de um veleiro e tem qualquer coisa de Santiago Calatrava no seu design.
Faz todo o sentido modernizar e tornar as linhas eléctricas visualmente mais atractivas. Se os objectivos de integração de energia renovável na Europa avançarem o Velho Continente será cravejado de mais postes eléctricos e quanto mais apelativos eles forem mais fácil será impor a sua presença às populações. Os alemães serão excelentes clientes dado que terão de transportar a energia eólica offshore do Mar do Norte e a solar fotovoltaica produzida na Grécia.

3 comentários:

  1. E não se pode enterrá-los? :P

    ResponderEliminar
  2. Também vi esta notícia há tempos, mas desconfio que se trata de mera montagem digital.
    O projecto dos postes não é coisa trivial (tenho ensinado projecto de linhas), dado terem de suportar grandes forças. As estruturas metálicas reticuladas em que geralmente se baseiam na Muito Alta Tensão são as ideais, semelhantes às das pontes metálicas como a de D. Luís no Porto.
    Neste caso, estes postes não oferecem essa resistência mecânica, e por isso a sua estrutura é essencialmente suportada por espias, visíveis nas figuras. As espias são menos visíveis, mas ocupam uma enorme área na base, e certamente estas estruturas ficam muito mais caras que os postes usuais.
    O que se deve fazer, mas por cá é raro, é fazer passar as linhas por corredores pouco visíveis nas paisagens - por exemplo pelo sopé das colinas, `rodeando-as, e não pelo topo como é frequente por cá!

    ResponderEliminar
  3. Caro Pinto de Sá,

    Também me parece que esta foto que destaquei é uma montagem e provavelmente não seria a melhor solução técnica. Mas quanto a mim é a mais elegante. Ainda assim, existem outras propostas no concurso com um aspecto mais convencional e, provavelmente, mais realizável.

    Acima de tudo usei este concurso como pretexto para realçar que as energias alternativas exigem mais rede eléctrica. Existe quem pense que é possível um país funcionar apenas com microgeração renovável local e por isso ausência de redes de alta tensão.

    @anónimo - É possível enterrar cabos de alta tensão mas é dispendioso. E se houver um problema técnico a resolução é mais morosa e onerosa.

    ResponderEliminar