sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ERSE quer subir preço da electricidade

A ERSE pretende aumentar em 30% o preço da electricidade para os consumidores domésticos no próximo ano. A proposta não constitui surpresa e já anteriormente tinha referido que seria uma consequência natural das políticas seguidas nos últimos quinze anos em Portugal. E convém esclarecer que este aumento proposto exclui o aumento do IVA anunciado recentemente e que entra em vigor já em Outubro.

Com este cenário seria oportuno a comunicação social (dado que não é de esperar que a classe política o faça) fazer um esforço para explicar às pessoas, anestesiadas com propaganda renovável, as razões para esta inevitável escalada do preço da electricidade. Era útil debater-se seriamente a relevância das novas barragens, o custo que elas irão trazer nas próximas décadas e parar projectos se ainda for possível. Era útil delinear uma política energética de médio/longo prazo coerente, sustentável e supra ciclos eleitorais que não deixe de fora o nuclear. E, no imediato, reduzir a subsidiação PRE (sem discriminar nenhuma fonte) tal como imposto pela troika e já debatido no seio dos partidos.

EDIT: A ERSE desmentiu esta notícia avançada pelo Diário Económico. Contudo, é inevitável a subida do preço da electricidade em 2012 pelas razões que tenho exposto neste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário