segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Portugal avança para offshore


Eólica offshore no mundo em 2010 (EWEA)
 Como mostra este video do Expresso, já faltam poucos dias para ser levado para alto mar a turbina eólica Vestas que servirá a experiência offshore da EDP. De acordo com dados da European Wind Energy Association (EWEA) dos 84.324 MW de potência eólica instalada na EU27 até ao final de 2010 apenas 2.944 MW eram offshore. Uma discrepância que se explica fundamentalmente pelo custo superior da exploração no mar. E quase toda esta potência está instalada nas Ilhas Britânicas e na Dinamarca, regiões que têm simultaneamente bons ventos e mares de baixa profundidade ao largo das suas costas.

Devido à, cada vez maior intolerância dos europeus em relação a parque eólicos em terra, seja pelo impacte visual, seja pelo ruído provocado pelas turbinas, a continuação da expansão eólica no Velho Continente acontecerá, fundamentalmente, no mar.

É neste cenário que Portugal, que não tem nem bons ventos nem condições de fundo do mar propícios à instalação de turbinas offshore se propõe, através da EDP, avançar com esta experiência pioneira. Um ensaio que, se bem sucedido, obrigará à atribuição de avultados subsídios para viabilizar a sua industrialização.

Sem comentários:

Enviar um comentário