segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os empregos verdes...

... não estão aqui como sonhou a Administração Obama mas no petróleo e no gás como mostra o Wall Street Journal neste artigo e do qual retiro alguns parágrafos mais interessantes:
So President Obama was right all along. Domestic energy production really is a path to prosperity and new job creation. His mistake was predicting that those new jobs would be "green," when the real employment boom is taking place in oil and gas.

While Washington has tried to force-feed renewable energy with tens of billions in special subsidies, oil and gas production has boomed thanks to private investment. And while renewable technology breakthroughs never seem to arrive, horizontal drilling and hydraulic fracturing have revolutionized oil and gas extraction—with no Energy Department loan guarantees needed.

The oil and gas rush has led to a jobs boom. North Dakota has the nation's lowest jobless rate, at 3.5%, and the state now has some 200 rigs pumping 440,000 barrels of oil a day, four times the amount in 2006. The state reports more than 16,000 current job openings, and places like Williston have become meccas for workers seeking jobs that often pay more than $100,000 a year.
Shale gas - North Dakota

Se alguém tem dúvidas que os EUA não vão ratificar prolongamento do Protocolo de Kyoto em Durban deve perde-las depois de ler este artigo.

Se alguém tem dúvidas que o gás natural será a fonte de energia eléctrica a crescer mais no mix global nas próximas décadas também terá de rever as suas ideias.

6 comentários:

  1. http://fiel-inimigo.blogspot.com/2011/11/investimento-verde-ruina.html

    Chapelada.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que a produção de gás por fraturação seja altamente controversa pela poluição e envenenamento de cursos de água e por suspeita de provocar tremores de terra, como aconteceu em Lancanshire, Inglaterra, é sempre uma fonte lucrativa de energia. Suponho ser esta a sua posição.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    Ainda que reconheça ter algumas dúvidas tudo leva a crer que o fracking é uma tecnologia madura e que se situa dentro de níveis aceitáveis de risco. Defendo a exploração de shale na Europa por três razões:

    1. Independência energética

    2. Criação de emprego e riqueza numa Europa à beira da recessão e a perder poder geopolítico e económico.

    3. Mesmo usando shale gas acredito que o impacte ambiental das centrais a gás seja inferior ao das a carvão. Mas este é um assunto sobre o qual vou pesquisar.

    ResponderEliminar
  5. E faz muito bem em investigar. Nos EUA, onde esta exploração já está em franco desenvolvimento, centenas de milhares de moradores, nas zonas de fracturação, queixam-se de níveis elevados de gás a sair das torneiras de suas casas, isto porque, a libertação descontrolada deste gas se infiltra nos recursos aquíferos, como referi no comentário anterior. Para além disso a necessidade de enormes quantidades de água, em conjunto com controverssos compostos químicos, deixam muitas questões sem resposta.
    Interessante é verificar que neste caso, os senhores, dão o benefício da dúvida e esperam pelo desenvolvimento desta extração e quando se fala de energia solar e do seu potencial, limitam a sua probabilidade evolutiva. Não deixa de ser caricato que a mais eficiente fonte energética na tecnologia espacial é exactamente aquela que os senhores tanto se esforçam por mandar a baixo, na gravidade do planeta Terra.

    Quanto à questão económica da Europa, é evidente que o problema não se situa na sector energético, embora muitas das politicas introduzidas estejam na base dos elevados custos da energia, como o senhor aqui, e muito bem, denuncia. Neste aspecto e para terminar, o problema situa-se exactamente da falta de ética dos novos milionários da política que prosseguem a sua agenda a qualquer custo e isso reflecte-se em países pobres como Portugal, onde não existe uma estratégia consertada de desenvolvimento. Por este motivo e por falta de um partido anti-europeista, sem ser comunista ou de direita, a autonomia do nosso país vai aos poucos encolhendo até desaparecer por completo dentro de algumas gerações. Quer um exemplo da agenda? - dois dos feriados a serem eliminados são exactamente aqueles que deram autonomia e independência a este país, o 5 de Outubro (Tratado de Zamora, fundação de Portugal e por ironia, o da implantação da republica) e o da Restauração. A Agenda no seu melhor.
    Peço desculpa pelo desvio ao tema.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,

    O fracking pode ser novidade na Europa mas é uma tecnologia madura nos EUA. Quanto mais leio sobre o assunto mais me convenço que está dentro de níveis aceitáveis de risco.

    Os problemas que menciona nos EUA são minoritários e a maioria não teve que ver directamente com o fracking mas com a actividade de exploração do gás que nos EUA é muito mais desregulamentada do que que alguma vez será na Europa.

    Pessoalmente acho mais arriscado depender do gás magrebino ou russo do que explorar shale europeu.

    Engana-se quando diz que eu limito o potencial solar. Eu só defendo é que se limite a subvenção que é uma coisa completamente diferente. E como saberá a energia solar não permite prescindir de centrais térmicas pelo que mesmo com solar vamos sempre precisar de fornecimento de gás para produzir electricidade.

    ResponderEliminar