quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Outro aeroporto comercial na Grande Lisboa?

Aeroporto de Beja
Depois do estrondoso sucesso que foi a abertura do aeroporto de Beja, que recebeu 798 passageiros nos 4 meses de Verão , o governo considera replicar a receita mas agora mais perto de Lisboa. A nova infraestrutura destinar-se-ia às companhias aéreas, inteligentemente auto-designadas, low cost.

Nunca entendi a diferenciação fundamental que se faz entre companhias low cost e tradicionais como se o negócio de todas elas não fosse transportar passageiros do aeroporto A para o aeroporto B.

Sei que a melhor forma de acabar com o, aparente, tratamento preferencial de que as companhias low cost gozam é começar a tratá-las exactamente como as restantes. A começar por se deixar cair o slogan low cost.

Abrir um aeroporto de propósito para as companhias low cost quando a Portela ainda não está esgotada ultrapassa a minha compreensão. Nenhuma companhia aérea vai fazer essa transição voluntariamente. A utilização do novo aerporto só será conseguido com enormes descontos que compensem a inferior competitividade da localização. É um filme que conhecemos, querer forçar uma lógica anti-mercado só é possível recorrendo a incentivos, como se faz para as energia renováveis e os carros eléctricos.

A abertura de outro aeroporto civil na região de Lisboa para aeronaves grandes, ou a solução Portela+1 como o governo gosta de lhe chamar, vai contra o memorando que os três principais partidos nacionais assinaram com a troika (realce meu):  
An in-depth analysis of the transport system including an assessment of existing capacity, forecast demand, and projected traffic flows;

Measures to facilitate entry for low-cost airline companies, making use of the existing infrastructure;
Vai contra o acordo da troika e vai contra o interesse nacional. E é despropositado numa altura em que fortes sacrifícios se pedem aos portugueses.

1 comentário:

  1. O aeroporto de Lisboa pode ser aumentado, de forma muito significativa, com duas pequenas alterações:
    http://ecotretas.blogspot.com/2010/04/falencia-tuga.html

    A alternativa é claramente Portela+Alverca! Com 20M€ estava o problema resolvido. Tem comboio e AE ao lado. A ideia de que é incompatível com a Portela vem dos tempos do Jamé. Engatam os argumentos com Jumbos e 340s, que raramente visitam a Portela. E esquecem-se que um aeroporto lowcost é para aviões pequenos, com outras qualificações em termos de manobra.

    Ecotretas

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