terça-feira, 25 de outubro de 2011

BIll Gates financia desenvolvimento em nuclear

Muito se tem dito e escrito sobre a importância de Steve Jobs para a economia americana e para a evolução da humanidade nas últimas décadas. Existe outro americano cuja relevância é tão grande quanto a de Jobs, na minha opinião maior. Estou a falar de Bill Gates, fundador da Microsoft e filantropo. Desde que deixou a gestão executiva da Microsft Bill gates tem-se dedicado às grandes questões mundiais, nomeadamente o futuro da geração eléctrica. Não excluindo nenhuma Bill Gates considera o nuclear a solução mais promissora e pronuncia-se sobre o tema. Na verdade faz mais do que falar dele. Gates apoia pessoalmente uma ideia muito promissora, o reactor Terrapower.

Neste primeiro vídeo, Bill Gates começa por falar sobre as alterações climáticas e sobre as necessidades mundiais de energia. Acredite-se ou não na influência das actividades humanas para as alterações climáticas, a energia nuclear é a melhor solução para reduzir a poluição gerada pelo Homem e ao mesmo tempo conseguir que a energia eléctrica chegue para todos. A meio do filme Gates apresenta o reactor Terrapower.


Neste segundo filme Bill Gates fala sobre a necessidade de introduzir novos designs de reactores mais seguros e eficientes. E diz como com a criação de modelos em computador é possível simular o comportamento dos reactores a desastres naturais.


Para finalizar, no filme que se encontra neste link, Bill Gates responde a questões sobre financiamento de construção de centrais nucleares. Reconhece que a enorme regulamentação que existe no sector nuclear (em contraste total como o que Gates sempre esteve habituado no sector das tecnologias de informação) torna o seu desenvolvimento lento e afasta o investimento. Todavia, Gates diz ser imprescindível potenciar o desenvolvimento, acha que centenas de startups deviam aparecer neste sector para que daí saiam novas ideias e soluções para o enorme desafio que é abastecer o mundo com energia segura, limpa e barata. No fundo, Gates defende que se deve criar no nuclear o ambiente que permitiu a empresas como a Microsoft, Apple ou Google nascerem para revolucionar o planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário