Turbina VAWT |
Informa-nos o Movimento Milénio que duas empresas americanas (General Electric e Urban Green Energy) se juntaram para desenvolver a Sanya Skypump. Trata-se de uma turbina eólica VAWT caseira capaz de gerar electricidade suficiente para fazer carregamentos rápidos e eficientes de carros eléctricos. Pura demagogia como se analisa facilmente.
Não é demagogia. São estudos piloto ainda a darem os primeiros passos. OS carros eléctricos vão ter estações próprias para troca ou carregamento de baterias. A eólica aqui entra mais para alimentar essas estações, fazendo parte de um sistema integrado, com as restantes fontes energéticas. É uma forma de contribuir com uma percentagem para a diminuição da factura energética. No futuro próximo, sem duvida para o ambiente urbano. Ver TURBAN (projecto na gaveta) do INETI e muitos outros exemplos executados, de eolicas de eixo vertical e horizontal para ambiente urbano. J Verdial
ResponderEliminarUma questão que interessa colocar é se este modelo de turbina é mais eficiente que as anteriores a nível de potência por área ocupada, pegando num exemplo concreto:
ResponderEliminarA turbina Alstom Power ECO 110 contém comprimento de lâmina de 48.8 metros, captando ar numa área de aprx 7500 m2, com uma potência máx de 3 MW (wikipedia) verifica-se que tem uma potência de 400 W/m2 máx.
O modelo de produção de 4 kW destas turbinas VAWT tem uma diâmetro de 3 m, o que significa uma potência de 141 W/m2 máx. Ou seja 3x inferior.
A única vantagem destas turbinas é possivelmente o seu baixo preço , o que as torna nas tais turbinas caseiras(n significa isto q 1 kWh de energia destas turbinas custe menos q das "normais" mto provavelmente será algumas vezes superior).
Enfim, o que se faz à conta dos subsídios. É realmente irritante estar a dar o meu dinheiro a estes tipos contra a minha vontade tendo como retorno energia bastante mais cara. Ao menos q solucionasse o problema do CO2 coisa que bem se sabe que n faz!