sexta-feira, 15 de julho de 2011

A viagem da tartaruga

Quando li o título desta notícia entendi que se ia montar uma catenária numa das vias da auto-estrada (AE)para permitir que carros e camiões plug-in híbridos percorressem toda a extensão desta alimentados a energia eléctrica. Como defendi noutro post deste blog, só com transporte eléctrico de consumo imediato se consegue, realística e significativamente, diminuir o o contributo dos combustíveis fósseis para a energia do sector dos transportes.

O transporte eléctrico colectivo de consumo imediato já existe (comboio, metro, eléctrico e trolley bus). O privado é, pelo menos tecnicamente, possível em AEs. Do ponto de vista económico provavelmente só o será quando os veículos plug-in híbridos antigirem uma percentagem assinalável do parque automóvel. A utilização de uma catenária (ou mesmo alimentação wireless) poderá ainda ser coordenada com uma sistema de gestão de tráfego e controlo automático dos veículos. Isto é, a condução deixa de ser responsabilidade do condutor e passa a estar centralizada no operador da AE. Isso pode tornar as AEs do futuro mais seguras, eficientes e ecológicas. Mas o que estas notícia revela é que os americanos pensam instalar postos de abastecimento eléctricos (o equivalente ao nosso Mobi.e) para que carros eléctricos como o Nissan Leaf possam percorrer grandes distâncias.

Vão existir duas formas de reabastecimento, uma rápida e cara de 30 minutos e outra lenta e mais barata de 6 horas. Os fabricantes destes veículos desaconselham os proprietários a usarem o reabastecimento rápido pois ele diminui a longevidade das baterias. Ou seja, para quem faça esta viagem regularmente e pretenda ter o seu carro eléctrico funcional durante algum tempo deverá usar o carregamento lento. E aqui é que está o problema, o Leaf, desde que não passem os 90 km/h têm uma autonomia máxima de 110km. Mais depressa e a autonomia cai a pique. Ou seja, a viajar calmamente, para percorrerem toda esta AE requerem 4 reabastecimentos.

Vamos a contas: para percorrer a distância desta AE uma família num Leaf vai precisar de 5 horas para o percurso mais 24 horas (4x6) para carregamento eléctrico. Serão 29 horas de viagem que um carro normal faz em menos de 4h. E que tal isto como progresso? Os donos dos móteis devem estar a rejubilar-se.

1 comentário:

  1. Deve demorar um pouco mais, porque os postos de abastecimento estão em intervalos entre 64 a 96 quilómetros. Logo, terão que parar em todos, pois 64x2 > 110Km, embora o tempo de carregamento talvez seja menor?

    Ecotretas

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