sexta-feira, 1 de julho de 2011

Eléctrico vs Diesel vs Híbrido: as contas

Nissan Leaf
Ainda não se sabe, em concreto, qual vai ser vai a posição do actual governo face à política de incentivos para a aquisição de carro eléctrico. Para o governo cessante a aposta foi forte e só não provocou danos nas contas públicas porque a recepção por parte dos portugueses foi fraca, tal como em todo o mundo. Não tenhamos ilusões, nos próximos dez anos, e dependendo da evolução do preço dos combustíveis, a penetração de carros eléctricos no mundo ficará entre o negligenciável e o minoritário. É essa a opinião dos fabricantes de automóveis que postei há uns dias atrás, mas também a conclusão deste estudo do Boston Consulting Group que, no cenário mais optimista para o eléctrico, lhe atribui uma fatia de 10% do mercado.

Atendendo à previsão, que repito, encontra consenso entre todos os agentes que se debruçam isentamente sobre o assunto, ainda é mais questionável o incentivo de que os carros eléctricos beneficiam. Isto porque num horizonte temporal útil os veículos eléctricos não vão diminuir significativamente a importação de petróleo, ou como defendi no post anterior, servir de armazém à excessiva produção de energia eólica durante a noite.

No entanto, vale a pena comparar a competitividade das três ofertas (eléctrico, diesel, híbrido) na mesma base, isto é, sem impostos. É assim que vale a pena fazer a análise porque se, inesperadamente, os eléctricos começassem a ganhar quota de mercado naturalmente o des(equilíbrio) de impostos cobrados teria de ser revista e haveria transferência de IA e ISP para os eléctricos e para a electricidade. Vou comparar três pequenos familiares usando os dados encontrados no site dos respectivos importadores.

Eléctrico: Nissan Leaf
Preço sem IVA nem incentivo: €31.000
Consumo médio (autonomia de 160km): 15 kWh/100km

Custo média da electricidade: €0,15/kWh +15% para compensar défice tarifário menos 6% (IVA) = €0,164/kWh
Custo combustível/100km: 15 x .164 = €2,45/100km


Diesel: VW Golf 1.6 TDI  
Preço antes de impostos: €18.000
Consumo médio: 4,5l/100km
Custo do diesel antes de impostos (47%): €0,731/l
Custo combustível/100km: 0,689 x 4,5 = €3,29/100km

Eléctrico vs Diesel
Diferença de preços entre os carros - €13.000
Diferença de custo de combustível - €0,84/100km
Distância para compensar híbrido - 1,5 milhões de km

Híbrido: Toyota Auris HSD
Preço antes de impostos: €19.300
Consumo médio: 4,5l/100km
Custo da gasolina antes de impostos (58%): €0,655/l
Custo combustível/100km: 0,655 x 4,5 = €2,94/100km

Eléctrico vs Híbrido
Diferença de preços entre os carros - €11.700
Diferença de custo de combustível - €0,49/100km
Distância para compensar híbrido - 2,4 milhões de km

Conclusões finais

1. Com uma distribuição equitativa de impostos, um automóvel híbrido a gasolina é, com os preços de combustíveis antes de impostos praticados actualmente, a solução mais económica.
2. Colocando a hipótese que o dono do Nissan Leaf carregasse sempre à noite (como desejam os estados que lhes dão incentivo como Portugal ou Dinamarca) mesmo com metade do custo da electricidade o cenário não mudaria muito.

3. No mundo real autonomia a autonomia do Leaf fica-se pelos 110km com baterias novas pelo que apenas pode ser considerado como alternativa a um carro convencional se for para utilização urbana.





 

1 comentário:

  1. Boa prestectiva de ver a situação actual. Num futuro bastatnte breve tudo vai mudar e aí os hibridos a gasolina vão ditar a sua lei a europa está a tratar de fazer a cama ao diesel e portugal não vai fujir á exeção e os primeiros sinais já bateram á porta por ca basta ver a primeira medida tomada em lisboa por cá parece que todo o mundo anda destraído e nem se apercebe no que se vai passar.

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