terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Incentivos à eólica nos EUA em risco

Não é só Espanha que pretende reduzir substancialmente o apoio financeiro dado à produção eólica para desespero da Asociación Empresarial Eólica (AEE). Também a homóloga americana American Wind Energy Association (AWEA) move esforços para que o tapete não lhe seja tirado. A subvenção à produção renovável nos EUA recebe o nome production tax credit (PTC) e para a eólica atribui actualmente 2,2c/kWh. O prazo expira no final de 2012 e existe uma possibilidade de Washington não estender a benesse para lá dessa data.

Segundo Ditlev Engel, CEO do maior fabricante de turbinas instalado em solo americano, a Vestas Wind Systems A/S, o fim dos subsídios levará a indústria a cair num abismo. E temendo precisamente isso a representação da Vestas nos EUA já cortou nos investimentos que tem feito em unidades industriais no país.

Uma grande diferença entre Espanha e os EUA é que se aqui ao lado só agora, com o novo governo se vai começar a estudar o regresso ao nuclear a construção de novas centrais nos EUA já está em marcha

1 comentário:

  1. Ora aqui está um blog extremamente interessante que eu desconhecia por completo. Já está nos favoritos.

    ResponderEliminar