terça-feira, 30 de agosto de 2011

A demagogia eólica II

Turbina VAWT
Informa-nos o Movimento Milénio que duas empresas americanas (General Electric e Urban Green Energy) se juntaram para desenvolver a Sanya Skypump. Trata-se de uma turbina eólica VAWT caseira capaz de gerar electricidade suficiente para fazer carregamentos rápidos e eficientes de carros eléctricos. Pura demagogia como se analisa facilmente.

De acordo com o fabricante, a Sanya Skypump tem uma potência de 4 kW, ou seja, é capaz de gerar, em média, 24 kWh de electricidade por dia (factor de capacidade de 0,25). Se gerasse esta electricidade de forma constante (o que é impossível dada a variabilidade do vento) levaria 24h para carregar as baterias de um Nissan Leaf que têm precisamente a capacidade de 24 kWh.

2 comentários:

  1. Não é demagogia. São estudos piloto ainda a darem os primeiros passos. OS carros eléctricos vão ter estações próprias para troca ou carregamento de baterias. A eólica aqui entra mais para alimentar essas estações, fazendo parte de um sistema integrado, com as restantes fontes energéticas. É uma forma de contribuir com uma percentagem para a diminuição da factura energética. No futuro próximo, sem duvida para o ambiente urbano. Ver TURBAN (projecto na gaveta) do INETI e muitos outros exemplos executados, de eolicas de eixo vertical e horizontal para ambiente urbano. J Verdial

    ResponderEliminar
  2. Uma questão que interessa colocar é se este modelo de turbina é mais eficiente que as anteriores a nível de potência por área ocupada, pegando num exemplo concreto:

    A turbina Alstom Power ECO 110 contém comprimento de lâmina de 48.8 metros, captando ar numa área de aprx 7500 m2, com uma potência máx de 3 MW (wikipedia) verifica-se que tem uma potência de 400 W/m2 máx.

    O modelo de produção de 4 kW destas turbinas VAWT tem uma diâmetro de 3 m, o que significa uma potência de 141 W/m2 máx. Ou seja 3x inferior.

    A única vantagem destas turbinas é possivelmente o seu baixo preço , o que as torna nas tais turbinas caseiras(n significa isto q 1 kWh de energia destas turbinas custe menos q das "normais" mto provavelmente será algumas vezes superior).

    Enfim, o que se faz à conta dos subsídios. É realmente irritante estar a dar o meu dinheiro a estes tipos contra a minha vontade tendo como retorno energia bastante mais cara. Ao menos q solucionasse o problema do CO2 coisa que bem se sabe que n faz!

    ResponderEliminar