tag:blogger.com,1999:blog-823263007021926333.post3832212577196960028..comments2019-03-25T13:40:51.437+00:00Comments on Luz ligada: O mundo fantástico da Mobi.EUnknownnoreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-823263007021926333.post-42920049673020271302011-08-25T10:47:43.496+01:002011-08-25T10:47:43.496+01:00A média europeia é 12.000 km/ano. Acredito que a m...A média europeia é 12.000 km/ano. Acredito que a média dos eléctricos venha a ser inferior dada a menor autonomia. Mas de facto quando se menciona a autonomia dos eléctricos raramente se pensa que a sua autonomia vai diminuindo com a utilização. E agrava-se com os carregamentos rápidos.<br /><br />Em todo o caso durabilidade e o preço das baterias é um dos temas mais "quentes" no fórum Nissan Leaf. Entende-se porquê. A perspectiva de, ao fim de 5 ou 7 anos, ter de se despender €20.000 para poder continuar a usar o carro é preocupante.BChttps://www.blogger.com/profile/03353036856455299884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-823263007021926333.post-39808160311822276872011-08-25T00:20:21.819+01:002011-08-25T00:20:21.819+01:0020.000€ é preocupante! Sabendo que uma bateria con...20.000€ é preocupante! Sabendo que uma bateria contém uma taxa não linear de redução de armazenamento de energia em função das recargas efectuadas e de outros pequenos factores como não recarga total da bateria, etc.<br /><br />(de alguns sites podemos ver valores como 500 ciclos - 80% da energia armazenada inicialmente; 1000 ciclos - 60%; 2500 - 25%)<br /><br />Ora sabendo que no início a bateria tem uma autonomia de 120 km, calculando por cima, concluímos que aos 60.000 km a bateria terá uma autonomia de 96 km, aos 100 mil terá uma autonomia de 72 km e aos 150 mil (2500 ciclos) terá uma autonomia de 30 km.<br /><br />Enfim, gostaria de ter aqui uma tabela estatística de quanto tempo (em anos) demora um uma pessoa que utiliza o carro, no dia a dia, numa cidade como Lisboa, Porto, etc. a efectuar uma soma de 100 mil km. Desconfio que não serão precisos muitos.Guiganoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-823263007021926333.post-46012028170088942392011-08-20T15:57:58.354+01:002011-08-20T15:57:58.354+01:00Caro Guiga,
Talvez não tenha ficado explícito mas...Caro Guiga,<br /><br />Talvez não tenha ficado explícito mas os 0,354 kWh referem-se ao consumo de electricidade que 6litros de combustível consomem para serem refinados. Eu estava a comparar o "consumo eléctrico" de um carro de combustão com um carro eléctrico dado que um leitor me disse que eu estava a ser parcial ao afirmar que o aumento do consumo de energia eléctrica era proporcinal ao aumento de carros eléctricos. Este leitor avisou-me que devia descontar o consumo eléctrico na produção de gasolina e diesel. Só que a refinação de petróleo consome muito pouca electricidade pelo que "fatia" eléctrica no consumo energético de um carro convencional é baixa, os tais 0,354 kWh/100 km<br /><br />Sobre o preço das baterias é a própria Nissan que afirma que um conjunto para o Leaf custa €20.000. Segundo sei o Tesla usa baterias de computadores portáteis com um custo mais baixo do que as do Leaf específicas.BChttps://www.blogger.com/profile/03353036856455299884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-823263007021926333.post-81898958144665835302011-08-19T17:58:35.314+01:002011-08-19T17:58:35.314+01:00Nota: o valor de 20 mil € para a bateria de 53 kWh...Nota: o valor de 20 mil € para a bateria de 53 kWh obtive do carro Tesla Roadster, que até hje é o único carro comercial totalmente eléctrico e minimamente viável dado ser um carro de alta gama que compete em preço e especificações técnicas com Porsches e Ferraris, uma filosofia de mercado totalmente diferente destes carros como o Leaf que procuram a classe média e competir com carros como o Polo ou do géneroGuiganoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-823263007021926333.post-36123659919412786162011-08-19T17:48:35.437+01:002011-08-19T17:48:35.437+01:00Não me parece muito justa a comparação da energia ...Não me parece muito justa a comparação da energia consumida para se obter 6 litros de diesel (0.354 kWh) que um carro gasta em 100 km com os 29 kWh que o Leaf gasta nos mesmo 100 km. Talvez eu não tenha percebido o objectivo da comparação, mas parece-me que a comparação que deveria ser feita era a comparação direta de consumos. Ao afirmares o carro gasta 0.354 kWh/100km dá a ideia q 6 litros de diesel contêm 0.354 kWh de energia quando isso não é verdade. <br /><br />Uma busca na wiki consegue.se ver q 1 litro de diesel contém 37 Mj ou 10 kWh aprox. e dessa forma um carro normal gasta 60 kWh/100 km, 3 vezes mais que o Leaf. O que é normal tendo em conta que um motor eléctrico é mais eficiente que um motor a combustão.<br /><br />O problema dos carros eléctrico são 3:<br /><br />1 - Tal como foi explicado aqui caso a frota tda de automóveis passasse a ser elétrica não haveria forma de ser abastecida sem o uso de combustíveis fósseis ou a energia nuclear (que acaba por n ser grande problema)<br /><br />2 - As baterias de ioes de lítio são muito caras e pouco duradouras para as necessidades dos automóveis o que por sua vez, faz com que se tenha que troca-las passados 4 ou 5 anos o que aumenta brutalmente o custo do automóvel (por ex uma bateria de 53 kWh custa cerca de 20 mil €)<br /><br />3 - As baterias demoram bastante mais tempo a recarregar que um simples depósito de 40 litros (que ainda por cima proporciona muito mais autonomia)Guiganoreply@blogger.com